Widget Image
Arquiteto Urbanista e Jornalista, premiado como artista visual, animador, roteirista, quadrinista, bonequeiro e gestor social.
LINKS RÁPIDOS
RECEBA NOVIDADES MINHAS



[vc_empty_space height="5"]

[vc_empty_space height="3"]

Blog

Desbloqueando: Esse quiprocó é de comer?

Sabe quando você sabe o que sabe, mas não sabe explicar? Ou quando você fala uma coisa e as pessoas entendem outra? Então, vamos que vamos, seguindo nossa série de artigos contra os bloqueios criativos!

Bloqueio 03
Incapacidade de comunicação

Descrição
Pois é… não conseguir comunicar o básico é um bloqueio muito grave para a criatividade.
Definir os termos da comunicação e entender qual é a linguagem que as pessoas vão entender melhor são pontos fundamentais do trabalho em equipe e sua falta gera muitos erros, desperdício e até brigas.

Tipo
Bloqueio de percepção

Portas de entradas
Arrogância, falta de empatia, falta de vocabulário.

Atitudes libertadoras
escuta ativa, assertividade, paciência.

Dica salvadora
Antes de iniciar uma conversa ou reunião para resolver qualquer tipo de problema, procure entender qual é a realidade da pessoa com quem vai trabalhar. Juntos vocês podem encontrar os termos, nomenclaturas e conceitos básicos de seu projeto ou até mesmo criar códigos próprios, para que todo mundo se entenda bem e não haja confusão.

Um “causo”
Na época da faculdade, um professor contou uma história que, salvo engano, aconteceu em um conjunto habitacional na Grécia. Os arquitetos planejaram predinhos bonitos, funcionais, com bom espaço e ventilação, para lavradores pobre, que se mudaram para a periferia da sua cidade, em situação parecida com a dos boias-frias.  

Pois bem, passado um tempo, voltam lá os arquitetos e se deparam com algo estranho: todas as privadas estavam fechadas com telas grossas. Eis que uma senhora chega pedindo licença e despeja no vaso um balaio de azeitonas, apertando repetidamente a descarga para lavá-las.

Ora, aquela população nunca tinha visto uma privada e adaptando-a à sua realidade, entendeu que deveria ser um lavatório, continuando a fazer as necessidades no mato, ao fundo do conjunto habitacional.

Aprendendo a lição, os planejadores conversaram com os moradores, construíram uma área comum para lavar as azeitonas e os ensinaram a usar o banheiro de forma mais confortável.

Gostou? deixe um comentário!

COMENTE

comentários

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!