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Arquiteto Urbanista e Jornalista, premiado como artista visual, animador, roteirista, quadrinista, bonequeiro e gestor social.
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    Blog

    Design e cerveja: entrevista com Randy Mosher

    Segundo o website Beer Cast, Randy Mosher é um dos designers mais importantes da atualidade. Residente em Chicago, além de cervejeiro e autor de livros sobre o assunto, tem seu trabalho com design está estampados em diversas garrafas de cerveja ao redor do planeta. Aqui para o Brasil, criou a identidade e os rótulos da Cervejaria Colorado, natural de Ribeirão Preto! Conheça, agora, algumas faces de seu processo criativo.

    Estudos e forma final do urso da Colorado

    Olá, Sr. Mosher. Vamos começar!
    Por favor, imagine que algum estranho lhe pergunte “quem é Randy Mosher?”.
    (Ok, nós já sabemos que “ele” é um designer muito bom, mas por favor, nos conte algo que não ainda sabemos!)

    Hi, Cordeiro. Vamos!
    Design é apenas uma das coisas que faço. Eu tenho a sorte de ter sido capaz de praticar uma ampla gama de diferentes tipos de atividades criativas: escrita, desenvolvimento de receita de cerveja, treinamento / ensino e ajudar a gerenciar a produção criativa de duas cervejarias.

    Em um exercício de síntese, qual seria o trabalho que representaria, hoje, todo o seu legado artístico?

    É muito difícil… como designer gráfico comercial, meu impulso sempre foi subverter minha própria personalidade e encontrar uma maneira de falar na voz do produto / marca. É para isso que as pessoas realmente te pagam. Mesmo assim, inevitavelmente, parte da minha personalidade vaza, mas estou mais orgulhoso daquelas coisas que representam as outras pessoas melhor do que elas.

    Mas, claro, não sou apenas um designer e me dedico a vários tipos diferentes de projetos artísticos. Se eu tivesse que escolher uma coisa, suponho que seria meu livro de 2004, Radical Brewing (https://editorakrater.com.br/loja/radical-brewing/)

    O designer e as edições americana e brasileira de seu livro Radical Brewing

    O que o leva a fazer essa escolha?

    Eu fiz a escrita e o design completo e como a editora era uma boa amiga, eu tinha a liberdade de fazer o que eu achasse que precisava ser.

    O que eu gosto neste tipo de projeto em oposição ao meramente design gráfico, é a capacidade de entrar na cabeça das pessoas. Um livro é uma forma longa, então você tem bastante tempo para contar uma história que atrai as pessoas. Eu já tive mais pessoas me dizendo “aquele livro mudou minha vida” do que eu posso contar – e isso nunca foi dito sobre qualquer projeto de design puramente gráfico, embora eu leve o aspecto de design dos meus livros muito a sério e pense que tem muito a ver com envolver pessoas e ajudá-las a entender coisas que são difíceis de comunicar apenas com texto. Eles definitivamente trabalham em paralelo.

    Quando percebeu sua inclinação para esse tipo de atividade criativa? Houve um ou mais fatos em sua trajetória que poderiam defini-la?

    Desde cedo, sempre gostei de desmontar as coisas e colocá-las de volta de forma criativa. Não tive grandes momentos de transformação, mas sempre me interessei por arte e ciência e, no ensino médio, ficou claro que qualquer carreira que envolvesse muita matemática provavelmente seria uma má escolha para mim. Um amigo da família mencionou que havia essa coisa chamada “arte comercial”, na qual eu realmente tinha uma chance de ganhar a vida e isso soava atraente. Eu também recebi muita liberdade de uma dupla adoráveis cavalheiros que me ensinaram Impressão do ensino médio – na época ainda se utilizava os tipos móveis de chumbo. Outro amigo da família me deixou ajudá-lo em seu estúdio de design. Tudo isso me deu a confiança para me inscrever em um programa de design como minha escolha de faculdade, então esse é o começo das coisas.

    Estudos e versão final do rótulo da cerveja Cauim

    Amigos, escola, família, de alguma forma influenciaram ou atrapalharam seu desenvolvimento criativo?

    Eu praticamente odiei a escola. Eu não vou entrar em detalhes, mas eu achei muito chato e uma decepção constante (com algumas exceções) e perdi oportunidade da formatura da faculdade. Então, eu sinto que sou praticamente autodidata, que até certo ponto a gente tem que ser. As pessoas podem sabiamente nos apontar a direção, mas cabe a você realmente entender as coisas.

    Minha mãe era uma pessoa criativa frustrada e ela facilitou meu lado artístico talvez mais do que deveria. Papai era arquiteto, mas não tínhamos muito dinheiro, então, assim que consegui, ele me fez trabalhar em casa com ele. Aprendi muito sobre as habilidades básicas de trabalho e artesanato que se aplicam a praticamente qualquer tipo de trabalho: planejamento, eficiência, auferição, habilidades motoras e assim por diante. Eu sempre fui grato por isso, embora na época eu preferisse brincar com meus amigos do que consertar um esgoto ou tirar a tinta da nossa velha casa.

    Eu já mencionei amigos da família, mas também tive uma pequena tropa criativa (de crianças estranhas) na escola e alguns professores tolerantes que realmente tornaram isso suportável – até mesmo divertido.

    Por favor, conte-nos sobre seu processo criativo, como suas ideias fluem, como o senhor as seleciona, se usa algum método ou técnica para permanecer ativamente ativo…

    Essa é a pergunta mais difícil de responder, pois o processo criativo é mais feliz quando está oculto em segundo plano. Para projetos de design comercial, sempre procurei minimizar minha própria personalidade e tentar, da maneira mais simples possível, canalizar o espírito da marca que estou tentando representar, de modo que a história seja a base de tudo nesse tipo de trabalho. É claro que um pouco da minha própria alma consegue aparecer, mas isso não é uma decisão consciente, apenas um resultado inevitável da minha experiência e capacidades – minhas limitações, na verdade.

    Ficar criativo não é um grande problema, já que eu consegui minha carreira para eliminar um monte de trabalho não-criativo, então tudo o que eu faço tem um aspecto criativo e eu nunca perco esse hábito. Eu tenho uma boa ética de trabalho: eu me levanto todos os dias e pulo em qualquer projeto que eu tenha na minha frente. Se eu ficar preso em um, eu mudo para outro e eventualmente, tudo acaba sendo feito.

    Outros trabalhos de Randy Mosher

    Ah, muito importante!
    Por favor, responda aqui a pergunta que senhor realmente apreciaria sobre sua arte, seu trabalho, mas ninguém ainda fez…

    Considero o design gráfico artístico, mas não como arte em um sentido puro. É realmente sobre o propósito comercial designado e para que tipo de comunicação você está se dedicando. Com arte, você quer sacudir as pessoas, fazê-las reconsiderar suas vidas e sua relação com o mundo, com a história, com seu Deus. E isso não tem que fazer sentido – na verdade para mim, pessoalmente, é muito melhor quando isso não acontece e cada espectador tem que preencher os espaços em branco e encontrar sentido do seu jeito.

    No design orientado para o marketing, a missão é muito mais simples e muito mais precisa: mensagens específicas para alvos específicos, tentando pensar em um produto de uma determinada maneira, até mesmo fazer alguma conexão emocional. Pode ser realmente desafiador, especialmente no tipo de ambiente que a cerveja vive nesses dias, mas não é pura arte. É mais psicologia aplicada do que qualquer outra coisa.

    Eu direi que, ultimamente, cervejarias artesanais estão se voltando para imagens mais puramente artísticas em seus pacotes. Acho que isso é possível porque as relações que as pessoas têm com as marcas de cerveja são mais tribais e menos baseadas na lógica. É uma coisa boa, mas provavelmente só é possível com a internet. Quando grande parte desse relacionamento é criado e mantido online, a embalagem não precisa trabalhar tanto para transmitir o básico das prateleiras e se concentrar mais no “esotérico”.

    É isso aí. Espero que tenha gostado de nossa conversa. Fico muito grato!
    Eu que agradeço, Cordeiro.

    Acompanhe Randy Mosher:
    https://randymosher.com/

    DESIGN AND BEER: AN INTERVIEW WITH RANDY MOSHER

    According to the Beer Cast website, Randy Mosher is one of the most important designers of the present time. Living in Chicago, as well as a brewer and author of many books about this universe, his work is stamped in several bottles around the planet. For Brazil, he created the identity and labels of Cervejaria Colorado, a native of Ribeirão Preto!

    Now, you can know some of the faces of his creative process.

    Hi, Mr. Mosher. Let´s Start!
    Please, imagine that some stranger asks you “who is Randy Mosher?”
    (Okay, we already know that “he” is a very good designer, but please, tell us something we don´t know yet!)

    Hi, Cordeiro. Let´s Go!
    Design is just one of the things I do. I’m lucky enough to have been able to practice a wide range of different types of creative activity: writing, beer recipe development, training/teaching and helping manage the creative output of two breweries.

    In a synthesis exercise, what would be the work that could represent, today, your entire artistic legacy?

    It’s pretty hard to do this… as a commercial graphic designer, my impulse has always been to subvert my own personality and find a way to speak in the voice of the product/brand. That’s what people are really paying you for. Even so, inevitably some of my personality leaks out, but I am most proud of those things that represent other people better than they do me.

    But of course, I am not just a designer, and engage in several different types of artistic projects. If I had to pick out one thing, I suppose it would be my 2004 book, Radical Brewing (https://editorakrater.com.br/loja/radical-brewing/)

    What causes you to make that choice?

    I did both the writing and the complete design. As the publisher was a good friend, I had the freedom to make it whatever I thought it needed to be.

    What I like about this type of project as opposed to merely graphic design, is the ability to get inside peoples’ heads. A book is a long form, so you have plenty of time to tell a story that draws people in. I’ve had more people tell me “that book changed my life” than I can count – and that’s never been said about any purely graphic design project, although I do take the design aspect of my books very seriously and think it has a lot to do with engaging people and helping them understand things that are hard to communicate with just text. They definitely work in parallel.

    When did you notice your inclination to this kind of creative activity? Was there one or more facts in your trajectory that could have defined it?

    Since early on, I always liked to take things apart and put them back together in creative ways. I had no great moment of transformation, but was always interested in both art and science, and by high school it was apparent that any career involving a lot of math was probably going to be a bad choice for me.

    A family friend mentioned to me that there was this thing called “commercial art,” where I actually had a chance of making a living, and that sounded attractive. I also was given a lot of freedom by a couple of lovely old gentlemen who taught my high school printing class, which was all hand-set lead type in those days. Another family friend let me help him in his design studio. All of that gave me the confidence to enroll in a design program as my college choice, so that’s the start of things.

    Friends, school, family, have they somehow influenced or disrupted your creative development?

    I pretty much hated school. I won’t go into the details, but I found it very boring and a constant disappointment (with a few exceptions) and missed opportunity right through college graduation. So, I feel I’m pretty much self-taught, which to some extent, you have to be. People can wisely point you in the right direction, but it’s up to you to really figure things out.

    My mother was a bit of a frustrated creative person, and she indulged my artistic side maybe more than she should have. Dad was an architect, but we didn’t have a lot of money, so as soon as I was able, he had me working on the house with him. I learned a lot of the basic craft and work skills that apply to almost any kind of work: planning, efficiency, measuring, motor skills and so on. I’ve always been grateful for that, although at the time I would have rather been playing with my friends than fixing a sewer or scraping the paint off our old house.

    I already mentioned family friends, but I also had a small group of creative cohorts (weird kids) in school and a few tolerant teachers that really made it bearable—even fun.

    Please tell us about your creative process (for example: how your ideas flow, how you select them, whether you use any method or technique to stay creatively active …)

    That’s the question that’s hardest to answer, as the creative process is happiest when it’s hidden in the background. For commercial design projects, I’ve always sought to downplay my own personality and try, as purely as possible, to channel the spirit of the brand I’m trying to represent, so that story is the basis of everything in that kind of work. Of course some of your own soul does manage to show, but that’s not a conscious decision, just an inevitable result of my experience and capabilities—my limitations, really.

    Staying creative isn’t a big issue, since I’ve managed my career to eliminate a lot of non-creative work, so just about everything I do has a creative aspect to it, so I never get out of the habit. I’ve got a pretty good work ethic, so I just get up everyday and jump on whatever projects I have in front of me. If I get stuck on one, I move to another and eventually everything gets done.

    That´s really important! Please answer here the question that you would really like to have been asked about your art, your work, but no one did.

    I consider graphic design to be artful, but not art in a pure sense. It’s really about the assigned business purpose and what kind of communication you are striving for With art, you want to shake people up, make them reconsider their lives and their relationship to the world, to history, to their god. And it doesn’t have to make sense—in fact to me personally it’s far better when it doesn’t, and each viewer has to fill in the blanks and make sense of it in their own way.

    In marketing-oriented design, the mission is far simpler and much more precise: specific messages to specific targets, trying to get then to think about a product in a certain way, even make some emotional connection. It can be really challenging, especially in the kind of crowded environment beer lives in these days, but it’s not pure art. It’s more applied psychology than anything else.

    I will say that lately, craft breweries are turning to more purely artistic imagery on their packages. I think this is possible because the relationships people have with the beer brands are more tribal and less based on logic. Kind of a good thing, but probably only possible with the internet. When so much of that relationship is created and sustained online, the packaging doesn’t have to work so hard to convey the basics on the shelves and can focus more on the “esoteric”.

    That´s it. I hope you enjoy this conversation. Tank you!
    You are welcome, Cordeiro. Tanks!

    Follow Randy Mosher:
    https://randymosher.com/

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    comentários

    Cordeiro de Sá