fbpx
Widget Image
Arquiteto Urbanista e Jornalista, premiado como artista visual, animador, roteirista, quadrinista, bonequeiro e gestor social.
LINKS RÁPIDOS
RECEBA NOVIDADES MINHAS



    [vc_empty_space height="5"]

    [vc_empty_space height="3"]

    Blog

    Desbloqueando: Sinto o efeito, mas não sei a causa!

    Quer uma boa ajuda para melhorar rapidamente sua criatividade? Nesta série de 21 artigos, vamos identificar e enfrentar os bloqueios criativos que atrapalham sua vida e felicidade. Me baseio na lista feita por Alvin Simberg nos anos 60 – que continua atualíssima. Vamos começar!

    Bloqueio 01
    Dificuldade para isolar a origem do problema

    Descrição
    Ocorre quando alguém sente o efeito de um problema e acredita que ele é o problema em si, perdendo tempo e outros recursos com uma solução que não reconhece a verdadeira causa.
    É mais ou menos como ter uma tosse e decidir tomar um xarope ou um antibiótico para acabar com o sintoma, em vez de procurar um médico e fazer exames para saber qual é a verdadeira doença, muitas vezes piorando tudo.

    Tipo
    Perceptivo

    Portas de entradas
    Ansiedade, preguiça, apego à primeira resposta

    Atitudes libertadoras
    Curiosidade, observação, persistência

    Dica salvadora
    Quando você tiver um problema, busque entender o porquê dele estar acontecendo. Chegando à primeira resposta, busque outro porquê e assim, sucessivamente, pelo menos umas cinco, sim, cinco vezes!

    Um “causo”
    Berço do protocolo de Kyoto, um acordo internacional para reduzir o efeito estufa e o aquecimento global, o Japão descobriu que um de seus grandes vilões era o uso de ar-condicionado nos arranha-céus das grandes corporações. Vejamos…

    1. Por que os aparelhos de ar condicionado emitem tamanha quantidade de gases e calor para o ambiente?
    Porque ficam ligados o tempo todo no máximo

    (Opa! eles poderiam parar por aqui, mas seria desastroso! Por bem, continuaram…)

    2. Mas por que eles estão sempre ligados no máximo?
    Porque os funcionários usam ternos escuros para trabalhar

    3. Mas por que eles usam esses ternos escuros?
    Porque os seus chefes também usam e eles querem seguir seus chefes

    4. Mas por que os chefes se vestem assim?
    Porque, basicamente, isso é uma tradição

    5. Então, por que é preciso manter essa tradição?
    Porque, culturalmente no Japão, quebrar uma tradição pode denotar irresponsabilidade e isso, aparentemente, seria ruim para os negócios.

    Assim, partindo das respostas obtidas, o Ministério do Meio Ambiente japonês convenceu as empresas que eliminar os ternos e gravatas no verão para que pudessem ajustar o condicionamento de ar a 28ºC, lhes renderia muita economia. No entanto, ainda seria preciso promover uma mudança cultural para que os funcionários não se sentissem mal. Sabendo que eles seguiriam os exemplos dos chefes, realizou uma grande campanha de mídia acompanhada de vários lançamentos de moda, na qual o próprio primeiro ministro e grandes executivos se apresentavam sem terno e gravata, dando o exemplo e garantindo a adesão de milhares de japoneses ao projeto.

    Gostou? Então, deixe seu comentário!

    Acesse também:
    Inimigo 02: Foquei tanto que perdi a noção do todo!

    COMENTE

    comentários

    Cordeiro de Sá